terça-feira, 19 de março de 2013

Mais uma polêmica do ENEM


Estudante escreve receita de miojo na redação do Enem e recebe nota 560


O tema da redação da última edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) era os movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI. Mas, além do tema, no meio de seu texto, um candidato resolveu dissertar sobre como preparar um miojo. Pode soar estranho, no entanto, para dois corretores da prova a abordagem temática foi considerada “adequada”. O autor da redação recebeu 560 pontos de 1000 possíveis.



Nos dois primeiros parágrafos, o vestibulando chega a comentar a questão da imigração. Mas, no parágrafo seguinte, descreve o modo de preparo do macarrão instantâneo:

“Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva”.

Logo depois retoma o tema da imigração e conclui que “uma boa solução para o problema o governo brasileiro já está fazendo, que é acolher os imigrantes e dar a eles uma boa oportunidade de melhorarem suas vidas”.

Embora haja critérios para se tirar nota 0 na redação no Guia do Participante, como a fuga total do tema e impropérios ou atos propositais de anulação, o vestibulando em questão tirou 560 em 1000.

O candidato recebeu 120/200 (60%) na competência 2 da correção, em que são avaliadas a compreensão da proposta da redação e a aplicação de conhecimentos para o desenvolvimento do tema. Pela nota, o Ministério da Educação (MEC) entende que o estudante abordou o tema de forma “adequada”, embora “previsível” e com “argumentos superficiais”. Na competência 3, na qual é avaliada a coerência dos argumentos, o candidato recebeu 100/200 (50%).

Em nota, o MEC afirmou que “a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4”. O órgão entende que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.

Nesta segunda-feira, 18, o jornal O Globo mostrou que redações nota 1000 (máxima) da edição de 2012 continham erros graves de grafia como “rasoavel”, “enchergar”, “trousse”, além de problemas de concordância verbal, acentuação e pontuação.

Com informações do jornal O Globo

Extraído de http://br.noticias.yahoo.com/estudante-escreve-receita-de-miojo-na-reda%C3%A7%C3%A3o-do-enem-e-recebe-nota-560-133540514.html

Cursinho gratuito da UFRN recebe inscrições até esta quarta-feira, 20

O Proceem, Cursinho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com as inscrições abertas até esta quarta-feira, 20, das 14h às 19h. Este ano, somente alunos concluintes do ensino médio serão aceitos.

Para a inscrição a documentação exigida inclui a declaração de conclusão do ensino médio em escola pública e cópia do documento de identidade e CPF, que estão sendo feitas na sede do cursinho, localizada na Rua Gustavo Guedes, 1880, Capim Macio, próximo ao supermercado Nordestão Cidade Jardim.

O Cursinho da UFRN é um projeto da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que consiste no oferecimento de curso preparatório para o ENEM. Seu objetivo é ampliar as expectativas e oportunidades de acesso na Universidade aos estudantes de escolas públicas. É dirigido a estudantes do ensino médio (concluintes ou cursando o 3º ano) de escolas públicas. 

Os professores são estudantes dos cursos de graduação da UFRN – Ciências Biológicas, Geografia, Física, História, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Matemática e Química. Mais informações estão disponíveis pelo telefone 3215-3272.

APROVEITEM!!!

sábado, 16 de março de 2013

Ótima oportunidade!




Foram prorrogadas, até o dia 20 de março, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.pronatec.rn.gov.br, onde está disponível a lista completa com todos os cursos oferecidos. Podem se inscrever, estudantes da rede estadual matriculados no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos - EJA.

quarta-feira, 13 de março de 2013

14 de março - Dia da Poesia


Departamento de Letras da UFRN comemora Dia da Poesia

Com o tema “Lugar de poesia é na calçada”, o Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DLET-UFRN) comemora nesta quinta-feira, 14, o Dia da Poesia. O evento, que tem a coordenação da professora Cellina Muniz, será realizado às 10h, no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Na ocasião, haverá recital poético com Romildo Soares, coquetel e sorteio de livros, além da participação dos poetas João da Rua e Jota Mombaça, em uma conversa sobre poesia marginal.

Para inspirar esse momento, um poema de Alberto Caeiro, pseudônimo de Fernando Pessoa:


Não me Importo com as RimasNão me importo com as rimas. Raras vezes 
Há duas árvores iguais, uma ao lado da outra. 
Penso e escrevo como as flores têm cor 
Mas com menos perfeição no meu modo de exprimir-me 
Porque me falta a simplicidade divina 
De ser todo só o meu exterior 
Olho e comovo-me, 
Comovo-me como a água corre quando o chão é inclinado, 
E a minha poesia é natural corno o levantar-se vento... 

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XIV" 
Heterónimo de Fernando Pessoa