O MEC divulgou o seu Manual para a Correção das redações do ENEM, mas
a imprensa deu destaque apenas aos critérios para correção das Redações
com dois ou três professores e deixou de lado o mais interessante e
útil para os alunos que é “o caminho das pedras” para uma boa redação
dentro desses critérios.
Esse caminho começa com a definição das 5 competências que serão
cobradas, cada uma delas valendo até 200 pontos em um total de 1.000.
Recomendamos fortemente que todos leiam a íntegra das recomendações porque as informações ali contidas são valiosas.
A seguir, trazemos um resumo contendo o primeiro (200 pontos) e o
último (zero ponto) dos cinco níveis de desempenho que serão utilizados
para avaliar cada uma das Competências que serão cobradas nas redações
do Enem 2012:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
200 pontos
O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não
apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de
convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias
partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram
incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais.
Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a
redação da pontuação mais alta.
0 ponto
O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar
conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema
dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
200 pontos
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus
principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente,
revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma
introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que
comprovam a tese distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo
final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
0 ponto
O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de
redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que
não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve
algo ou conta uma história.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e
interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um
ponto de vista.
200 pontos
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente,
configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a
tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou
proposta que mantenha
coerência com a opinião defendida na redação.
coerência com a opinião defendida na redação.
0 ponto
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200 pontos
O participante articula as partes do texto, sem inadequações na
utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não
poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura
lógico-gramatical; sequência justaposta de idéias sem encaixamentos
sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração
subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais
desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do
pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou
substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos
pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez
que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar
pleno domínio dos recursos coesivos.
0 ponto
O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
200 pontos
O participante elabora proposta de intervenção clara e inovadora,
relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no
texto. São explicitados os meios para realizá-la.
0 ponto
O participante não apresenta proposta de intervenção
Com a leitura atenta da definição dessas 5 competências e
entendendo bem o que será cobrado para obter o melhor nível de
desempenho, o candidato terá tudo para obter um excelente resultado na
prova de Redação do ENEM.
Em: http://br.educacao.yahoo.net/conteudo.aspx?titulo=Dicas+para+a+reda%C3%A7%C3%A3o+do+Enem
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