segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Carta argumentativa - exemplificando

A carta-argumentativa caracteriza-se por ser uma correspondência com um leitor definido, específico, em oposição ao artigo, que é produzido sempre se pensando num leitor geral, num conjunto de pessoas geralmente desconhecidas.
A dificuldade dos alunos se apresentam, muitas vezes, em levar isso para o papel. Inúmeros são os casos em que a estrutura é de carta, mas o texto é de artigo como, por exemplo, o texto a seguir



Natal/RN, 06 de abril de 2009.

Caro Professor João,

            Venho ratificar seus argumentos quanto ao equilíbrio de consequências que nos pode trazer a Internet. Diante do pragmatismo mundial, a rede se tornou instrumento inseparável do desenvolvimento. São atualizações instantâneas de informações corriqueiras, fontes diversas para pesquisas, troca rápida de mensagens e conteúdos, entre outros benefícios.
            É fato que a Internet tem-nos facilitado as relações interpessoais, seja no campo profissional ou pessoal, e por que não dizer que ela tem melhorado o nosso padrão de vida, elevando os níveis de praticidade e conforto?
            Todavia, é importante lembrar e enumerar alguns dos problemas oriundos do uso da rede mundial. A banalização do sexo, a violência ali exposta e a apologia inadequada a determinados grupos são o reflexo de uma sociedade que se desequilibrou diante dessa nova ferramenta. Não tendo sido citada em seu texto, acho necessário adicionar entre esses pontos a exclusão digital que com a crescente acessibilidade da classe média e rica, passou a novamente marginalizar os pobres.
            Enfim, é tudo, mais uma vez, questão de sobrevivência. O ser humano precisa ser o mais rápido e multifuncional, venham então, as facilidades que vierem. A Internet é, sim, um das maiores invenções neste sentido.

Atenciosamente,
Grande Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.