
Espaço destinado à publicação de textos para análise, estudo, informação, reflexão, divertimento e troca de experiências. Aproveitem!
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
domingo, 15 de dezembro de 2013
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Que tal conhecer para não mais cometer?
Os 100 erros mais comuns da Língua Portuguesa.
Em: http://www.slideshare.net/drconteudo/os-cem-erros-mais-comuns-da-lngua-portuguesa
Aprenda e não erre mais! ;-)
Em: http://www.slideshare.net/drconteudo/os-cem-erros-mais-comuns-da-lngua-portuguesa
Aprenda e não erre mais! ;-)
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Por que existem vários jeitos de escrever "por quê"? Bom saber!

Na maioria dos idiomas, é mole diferenciar: em inglês, pergunta-se com why e responde-se com because, enquanto os franceses contrapõem um pourquois com parce que. Mas, como os portugueses teimaram em usar o mesmo termo para as duas funções, os gramáticos precisaram usar a imaginação.
No latim clássico, havia duas palavras: quare para perguntar e quia para responder. Mas em português prevaleceu a expressão do latim vulgar, pro quid, que passou a exercer dupla jornada em perguntas e respostas. "Para diferenciar, alguém teve a ideia de escrever um junto e o outro separado", explica Caetano Galindo, linguista da Universidade Federal do Paraná. Os registros mais antigos dessa distinção são do século 13, mas em 1500 Pero Vaz de Caminha ainda se atrapalhava na Carta do Descobrimento.
Para complicar, em 1931 surgiram no Brasil mais duas regras: o "que" ganhou circunflexo quando é tônico (antes de pontuação) e o "porque" substantivo virou "porquê". No dia-a-dia, porém, simplificamos tudo radicalmente: do bilhete à internet, só existe um "pq".
Perguntas e respostas
Na fala, 1 só, mas, na escrita, 4. Conheça os porquês e seus usos
Por que essa cara?
Ele não é separado e sem acento só quando introduz perguntas mas também quando substitui "qual motivo" e "qual razão", como em "eu não sei por que você saiu".
Porque a coisa não está fácil.
É o das respostas, junto e sem acento. Também surge quando pode ser substituído por "pois": "saí porque estava atrasado".
Mas por quê?
É acentuado quando o "que" é tônico. Isso fica mais evidente antes de um sinal de pontuação, como "você saiu por quê?"
Perguntas demais! Esse é o porquê.
É o substantivo, que pode ser substituído por "o motivo", "a razão". Também usado se for possível colocar "o" ou "um" na frente dele: "quero saber o porquê da sua saída".
Por Rita Loiola
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Temas que podem cair na prova e na redação do ENEM
Assuntos que podem aparecer nas provas do ENEM
Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões de Ciências, Matemática ou Português. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e eventos internacionais e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.
Os alunos devem lembrar que na redação precisam defender uma ideia e apresentar seus argumentos.
Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões do Enem 2013 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.
Sustentabilidade, aquecimento global e catástrofes naturais
Os temas principais devem cobrir: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Correlação ou não entre o aquecimento global, as catástrofes naturais e a responsabilidades dos indivíduos, empresas e governos no aquecimento. Resíduos sólidos, poluição, queimadas...
Crise econômica mundial
A crise na zona do euro e nos EUA parece dar sinais de estar perto do fim, mas essa crise financeira sem precedentes ainda provoca efeitos graves, principalmente na área do emprego. A Alemanha parece não ser muito afetada. Por quê? Os gregos e espanhóis acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Quais são e foram as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.
Eleições, Política, Partidos e Governo
Ano eleitoral em 2014. Movimentos nas ruas podem aparecer em algumas questões, mas como ocorreram no final de junho, talvez não tenha dado tempo de aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.
Tecnologia e mudanças na sociedade
Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Teletrabalho. Redes sociais. Monitoramento e espionagem. Exames médicos. Ensino a Distância. Comunicações.
Brasil como sede de grandes eventos esportivos
A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.
Educação, Saúde e Segurança
São os temas que mais incomodam os cidadãos no dia-a-dia. Investimentos (ou falta de ) em Educação e Saúde. Índices crescentes e/ou decrescentes de criminalidade. Maioridade penal. Aumento de escolaridade. Analfabetismo funcional. Qualidade do ensino. Papel das escolas e professores. Índices de mortalidade. Formação de médicos. Vacinas, doenças contagiosas, prevenção.
Por Paulo Milet | Eschola.com – 15/10/2013 12:07:00
Educação e Leitura na CIENTEC - LER TAMBÉM É UM ESPORTE
BCZM na CIENTEC – Visite nosso Estande
A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) estará presente durante a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro de 2013, com o tema “Ler também é um esporte”.
Com estande situado no Pavilhão da Educação, a BCZM trará uma programação voltada para os adeptos à leitura e ao conhecimento.
Visite o nosso estande, conheça os nossos projetos e serviços, participe da nossa programação e concorra a brindes!
Direção da BCZM
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
É amanhã!!! Não percam!!! CIENTEC 2013
Será iniciada nesta terça-feira, 22, a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é “Educação e Esporte”. Para a solenidade de abertura, foi convidado o grupo de extensão artístico Madrigal, que se apresenta às 8h30 no auditório da Reitoria. Em seguida, às 9h15, a professora Maria Eliete Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), profere palestra sobre o tema “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.
A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos aumenta. Nesta 19ª edição, a CIENTEC conta com 500 estandes, exposição de 1.300 banners e apresentação de mais de 300 projetos para um público estimado de mais de 50 mil visitantes durante os 5 dias do evento.
Entre as atrações da Semana, estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), CIENTEC Cultural, com uma rica programação de arte e cultura, UFRN na Copa, Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Semana de Matemática, Semana de Engenharia Química, além de outros simpósios e seminários. Além disso, a CIENTEC reune centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos, entre elas, os Jogos Teatrais na Escola, a Introdução ao Design Gráfico e a Língua de Sinais, que acontecem no Departamento de Artes (DEART).
O visitante também pode conferir exposições do Tribunal de Justiça do RN, da Aeronáutica, da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da Agência de Fotojornalismo Experimental (FOTEC) e da Rádio Sonora Experimental.
No dia 22, às 18h15, acontece a abertura da CIENTEC Cultural,no Anfiteatro da Praça Civica, com a palestra “50 anos da Turma da Mônica”, apresentada pelo cartunista Mauricio de Sousa, e com a apresentação da cantora paulista Tiê.
A grande novidade deste ano é o Encontro dos Ex-Trilheiros, quando os alunos que participaram do Programa de Extensão Trilhas Potiguares em suas edições anteriores e hoje estão formados vão compartilhar com os demais suas experiências enquanto trilheiro e profissional inserido no mercado de trabalho. O encontro acontece na quarta-feira, 23, às 18h.
Para conferir a programação geral da CIENTEC, basta entrar no site www.cientec.com.br.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
CIENTEC recebe III FLiQ Natal com participação de Maurício de Sousa
A 3ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos (FLIQ) de Natal traz para a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a proposta de democratizar a leitura e o acesso aos livros. O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro.
Com a parceria da Oficina da Notícia, a FLiQ reúne literatura e quadrinhos como instrumentos de formação cultural. Segundo o diretor da Oficina da Notícia, Osnir Damasio, a FLIQ apresenta uma programação bem diversificada.
“A nossa expectativa é de reunir mais de 80 mil pessoas. Estamos com mais de 20 atividades, desde as oficinas temáticas, lançamentos de livros, até os encontros com os escritores locais e nacionais. Entre os convidados da FLiQ podemos destacar também o José Castello, Mário Bortolotto, Mike Deodato, Vicente Serejo, Carlos Fialho, Milena Azevedo, Brum, Cellina Muniz e Lívio Oliveira. ”, explicou Osnir.
A abertura oficial do evento será realizada com um bate papo de MaurÍcio de Sousa, na noite do dia 22, terça-feira, na Praça Cívica do Campus, quando o ilustrador conversará sobre “Os 50 anos da Turma da Mônica”. Um símbolo dos quadrinhos no Brasil, MaurÍcio é uma referência mundial também no ramo da reprodução dos seus personagens em bonecos e outros produtos.
A roteirista da Turma da Mônica Jovem, Petra Leão é outra convidada da FLiQ Natal. Durante o evento, ela participa no dia 24, do bate papo sobre “A Turma da Mônica Jovem”, e na sexta-feira, 25, de uma palestra sobre cosplayers.
A FLiQ está organizando uma oficina de “Produção de Fanzines”, no dia 22, coordenada pela professora da UFRN, Cellina Muniz, e outra de “Produção de Tirinhas”, no dia 23, a cargo de Brum, chargista da Tribuna do Norte.
As oficinas são indicadas para jovens a partir dos 14 anos e que já tenham algum conhecimento na área de quadrinhos e fanzine. As oficinas estão com vagas limitadas e quem quiser se inscrever deve enviar e-mail para bethania@oficinadanoticia.com. br, indicando qual a oficina que quer participar e o nome completo.
Com a parceria da Oficina da Notícia, a FLiQ reúne literatura e quadrinhos como instrumentos de formação cultural. Segundo o diretor da Oficina da Notícia, Osnir Damasio, a FLIQ apresenta uma programação bem diversificada.
“A nossa expectativa é de reunir mais de 80 mil pessoas. Estamos com mais de 20 atividades, desde as oficinas temáticas, lançamentos de livros, até os encontros com os escritores locais e nacionais. Entre os convidados da FLiQ podemos destacar também o José Castello, Mário Bortolotto, Mike Deodato, Vicente Serejo, Carlos Fialho, Milena Azevedo, Brum, Cellina Muniz e Lívio Oliveira. ”, explicou Osnir.
A abertura oficial do evento será realizada com um bate papo de MaurÍcio de Sousa, na noite do dia 22, terça-feira, na Praça Cívica do Campus, quando o ilustrador conversará sobre “Os 50 anos da Turma da Mônica”. Um símbolo dos quadrinhos no Brasil, MaurÍcio é uma referência mundial também no ramo da reprodução dos seus personagens em bonecos e outros produtos.
A roteirista da Turma da Mônica Jovem, Petra Leão é outra convidada da FLiQ Natal. Durante o evento, ela participa no dia 24, do bate papo sobre “A Turma da Mônica Jovem”, e na sexta-feira, 25, de uma palestra sobre cosplayers.
A FLiQ está organizando uma oficina de “Produção de Fanzines”, no dia 22, coordenada pela professora da UFRN, Cellina Muniz, e outra de “Produção de Tirinhas”, no dia 23, a cargo de Brum, chargista da Tribuna do Norte.
As oficinas são indicadas para jovens a partir dos 14 anos e que já tenham algum conhecimento na área de quadrinhos e fanzine. As oficinas estão com vagas limitadas e quem quiser se inscrever deve enviar e-mail para bethania@oficinadanoticia.com.
CIENTEC Cultural integra conhecimentos e produção artística da UFRN
Com o tema “Arte e Qualidade de Vida”, a CIENTEC Cultural tem como propósito evidenciar a produção de conhecimento artístico-cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em diálogo com saberes e expressões culturais advindas da sociedade civil norte-rio-grandense, brasileira e internacional. O evento faz parte da programação da XIX Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia (CIENTEC) da UFRN, que acontece de 22 a 25 de outubro.
As ações estruturantes programadas para a CIENTEC Cultural serão coordenadas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e, segundo a diretora do setor, Teodora Alves, os espaços serão montados na Praça Cívica do Campus e nas áreas adjacentes para receber as ações de diversos grupos da Instituição que atuam no campo artístico.
O Palco das Artes terá, todas as noites, no Anfiteatro da Praça Cívica do Campus, apresentações artísticas que incluem música, dança e teatro. A abertura acontece na terça-feira, 22, às 19h, com a palestra do cartunista Mauricio de Souza, falando sobre os 50 Anos da Turma da Mônica e, em seguida, tem o show da cantora paulista Tiê.
Neste mesmo dia, a Mostra de Dança ocorrerá no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e incluirá performances de grupos da UFRN, além dos demais inscritos na CIENTEC Cultural. O Grupo Comédia Potiguar também participará da abertura, às 18h, com apresentações de stand-up comedy.
Já a Mostra de Corais e Música de Câmara acontece na Capela do Campus. Como novidade, será montada ainda a Vila da Cultura, próxima à Capela, que receberá exposições de arte popular e de grupos de projetos de extensão da UFRN.
Farão parte das atrações da CIENTEC Cultural três projetos de extensão da UFRN, como o Polo DEART, um espaço de encontro e divulgação de ações produzidas no contexto dos cursos de Artes da UFRN (Teatro, Dança, Design e Artes Visuais), o qual terá como uma das atividades a Oficina de Teatro do Oprimido, também presente no Programa de Extensão Trilhas Potiguares.
O Circuito Cultural Universitário UneVersos da Arte, outra extensão, promoverá o encontro entre estudantes de escolas públicas do estado e grupos artísticos da UFRN por meio de oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas.
Já o SigaArte na UFRN estará à frente da divulgação de todas as ações culturais da Semana e promoverá peças do tipo esquete, isto é, pequenas encenações teatrais, além de células coreográficas, intervenções com poesias e literatura, Luau no Campus, exposições de acervos da UFRN, práticas de danças circulares, tai chi chuan e yoga. A programação completa da CIENTEC Cultural se encontra no site do NAC: http://nac.ufrn.br/nac/.
As ações estruturantes programadas para a CIENTEC Cultural serão coordenadas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e, segundo a diretora do setor, Teodora Alves, os espaços serão montados na Praça Cívica do Campus e nas áreas adjacentes para receber as ações de diversos grupos da Instituição que atuam no campo artístico.
O Palco das Artes terá, todas as noites, no Anfiteatro da Praça Cívica do Campus, apresentações artísticas que incluem música, dança e teatro. A abertura acontece na terça-feira, 22, às 19h, com a palestra do cartunista Mauricio de Souza, falando sobre os 50 Anos da Turma da Mônica e, em seguida, tem o show da cantora paulista Tiê.
Neste mesmo dia, a Mostra de Dança ocorrerá no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e incluirá performances de grupos da UFRN, além dos demais inscritos na CIENTEC Cultural. O Grupo Comédia Potiguar também participará da abertura, às 18h, com apresentações de stand-up comedy.
Já a Mostra de Corais e Música de Câmara acontece na Capela do Campus. Como novidade, será montada ainda a Vila da Cultura, próxima à Capela, que receberá exposições de arte popular e de grupos de projetos de extensão da UFRN.
Farão parte das atrações da CIENTEC Cultural três projetos de extensão da UFRN, como o Polo DEART, um espaço de encontro e divulgação de ações produzidas no contexto dos cursos de Artes da UFRN (Teatro, Dança, Design e Artes Visuais), o qual terá como uma das atividades a Oficina de Teatro do Oprimido, também presente no Programa de Extensão Trilhas Potiguares.
O Circuito Cultural Universitário UneVersos da Arte, outra extensão, promoverá o encontro entre estudantes de escolas públicas do estado e grupos artísticos da UFRN por meio de oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas.
Já o SigaArte na UFRN estará à frente da divulgação de todas as ações culturais da Semana e promoverá peças do tipo esquete, isto é, pequenas encenações teatrais, além de células coreográficas, intervenções com poesias e literatura, Luau no Campus, exposições de acervos da UFRN, práticas de danças circulares, tai chi chuan e yoga. A programação completa da CIENTEC Cultural se encontra no site do NAC: http://nac.ufrn.br/nac/.
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Participem II
Durante a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que será realizada de 22 a 26 deste mês, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) estará com o estande “Ler também é um esporte”, com programação voltada para os adeptos da leitura e conhecimentos de todas as idades.
Dentre as atividades programadas para o local, destacam-se os projetos: Literatura na BCZM, Biblioteca itinerante para troca de livros, Conservação e pequenos reparos em livros, Xadrez na biblioteca universitária, Cordel cantado e Doação de acervo.
Segundo a organização, o projeto “Conservação e pequenos reparos em livros” funcionará no turno matutino e o projeto “Doação de acervo”, no turno vespertino. As demais atividades estarão disponíveis das 8h às 21h, todos os dias do evento.
O estande da Biblioteca estará situado no Pavilhão da Educação, na Praça Cívica do Campus. Mais informações sobre os projetos no site www.bczm.ufrn.br ou pelo telefone 3215-3843.
Dentre as atividades programadas para o local, destacam-se os projetos: Literatura na BCZM, Biblioteca itinerante para troca de livros, Conservação e pequenos reparos em livros, Xadrez na biblioteca universitária, Cordel cantado e Doação de acervo.
Segundo a organização, o projeto “Conservação e pequenos reparos em livros” funcionará no turno matutino e o projeto “Doação de acervo”, no turno vespertino. As demais atividades estarão disponíveis das 8h às 21h, todos os dias do evento.
O estande da Biblioteca estará situado no Pavilhão da Educação, na Praça Cívica do Campus. Mais informações sobre os projetos no site www.bczm.ufrn.br ou pelo telefone 3215-3843.
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Escrever é sobretudo comunicar

Levei esse diálogo para a classe porque um aluno tinha usado "mormente" numa redação. Foi nesta passagem: "As manifestações que tomaram conta do Brasil deviam interessar mormente aos excluídos."
"Mormente" é o mesmo que "sobretudo", de modo que o estudante não falhou quanto à semântica; apenas se mostrou um tanto pedante. A palavra que ele escolheu tem um ranço formal, bacharelesco, que afasta ou desorienta o leitor comum. Uma prova disso é a resposta que o pai deu ao filho.
O diálogo acima é uma anedota. Como geralmente ocorre nos textos de humor, o riso decorre de uma confusão de sentidos - no caso, a confusão que o pai faz entre dois homônimos: "sobretudo" é advérbio e também substantivo (neste caso, significa "casaco que serve de proteção contra o frio e a chuva").
Mas não bastou isso para gerar a ambiguidade que levou ao efeito humorístico. A homonímia seria insuficiente caso não houvesse a polissemia do verbo "usar", que significa tanto "empregar" quanto "vestir" (além de outros sentidos que o dicionário registra). Se o menino tivesse dito ao pai que o professor baixou a nota porque ele escrevera (e não "usara") "mormente", o pai não teria feito a confusão. Não lhe ocorreria considerar "mormente" um tipo de casaco, mas o velho continuaria ignorando o que esse vocábulo quer dizer.
Se alguma coisa a anedota ensina, é que é melhor evitar palavras difíceis, pouco usuais. Além do ar pernóstico que dão ao texto, elas deixam o leitor no ar ou o levam a deduzir sentidos absurdos, a partir de falsas aproximações. Isso em nada favorece a leitura.
Ao comentar a redação, perguntei à turma o que queria dizer "mormente". Quase ninguém sabia. O autor da frase era então uma ave rara. Louvei seu hábito de consultar o dicionário, que é fundamental para ler e escrever bem; esse hábito o colocava à frente dos outros. Mas o adverti de que a boa erudição é a que não transparece de forma ostensiva. O primeiro dever de quem escreve é se comunicar, por isso o texto deve estar ao alcance de todos. Até de um pai que não sabe distinguir um advérbio de uma peça do vestuário.
Chico Viana é professor de português e redação. www.chicoviana.com
quinta-feira, 26 de setembro de 2013
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Aulinha básica!

O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)
Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
sábado, 21 de setembro de 2013
Feliz Dia da Árvore!
No meu tempo de estudante (dia desses!), no dia da árvore fazíamos salada de frutas. Maneira deliciosa e reflexiva de lembrarmos a importância da árvore, da natureza, enfim. Mas hoje... É bom refletirmos!



Bom saber...
É sempre bom fazer de tudo para que a procura (e conquista) por um emprego aconteça de modo satisfatório. Escrever bem é apenas um desses meios. Fica a dica!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Exposição "Fragmentos de Vida"
Neste mês de setembro a Biblioteca Central celebra o aniversário de nascimento de sua primeira Diretora e principal nome da Biblioteconomia do Estado, Zila Mamede, que no dia 15 de setembro completaria 85 anos. Completaria? Completará! Os fragmentos de sua vida a torna presente no cotidiano desta biblioteca. Venha conhecer a exposição "Fragmentos de Vida", que remonta o ambiente de trabalho da primeira diretora da BCZM, com a mobília original da sua sala, livros e objetos pessoais cedidos pela família. A exposição acontece na BCZM e permanecerá aberta ao público até o dia 16 de setembro, dia do sexagésimo aniversário do seu primeiro livro, "Rosa de Pedra". Neste dia haverá um evento alusivo à data no auditório com inscrições a serem realizadas por meio do SIGAA.
PARTICIPEM!!!
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Para @s amantes de Zila Mamede
BCZM sedia Projeto de Extensão "Rosa de Pedra: 60 anos depois"
A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediará entre os dias 09 e 16 de setembro o Projeto de Extensão “Rosa de Pedra: 60 Anos depois” em homenagem ao sexagenário da obra “Rosa de Pedra” da poetisa Zila Mamede.
Para comemorar estas seis décadas e realizar uma homenagem a Zila Mamede, que completaria 85 anos no dia 15 de setembro deste ano, o evento trará uma exposição contendo o acervo bibliográfico da autora, objetos e cartas pessoais, expostos nos prédios principal e anexo da BCZM.
Na tarde do dia 16 de setembro, haverá o lançamento da obra “Rosa de Pedra – The Stone Rose”, livro em formato bilíngue, traduzido para a língua inglesa pelo Prof. Dr. Alexandre Alves. Os procedimentos do evento consistem em exibição de vídeos, depoimentos e discussões em forma de mesa-redonda sobre a vida e obra de Zila Mamede.
As inscrições poderão ser realizadas através do SIGAA, entre os dias 02 e 16 de Setembro. Para os discentes inscritos e presentes no dia 16 de setembro será fixado certificado de evento com 05 horas de duração como atividade de extensão da UFRN.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Parabéns! Vocês fazem a diferença!
Parabéns aos profissionais que fazem a educação um meio acessível a tod@s!
![]() |
Como seria bom se todos os alunos portadores de necessidades educacionais especias tivessem a presença desse profissional na escola. Mais um direito a ser garantido!
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
E o assunto é: GREVE!

E agora, José?

Só resta estaa conversinha aí...
CONVERSA DE ROSALBA E BETÂNEA
(governadora e Secretária de Educação)
BETÂNEA:
Armaria, Mainha
Eu tô tão preocupada
Ameacei professor
Mas tudo não deu em nada
E a grande maioria
Continuou foi parada!
ROSALBA:
Cale a boca, minha fia!
Preocupada tô eu,
Tem um tal FORA ROSALBA
Movimento que cresceu
Pedindo pra eu sair
Agora a coisa fedeu!
BETÂNIA:
Mainha, s´eu te falar!
Pois até o Tribunal
Disse nessa quarta-feira
Que essa greve é legal
Eu já fiz tanta ameaça
Que já to passando mal.
ROSALBA:
Armaria, Betinha,
Eu tô de não agüentar,
Um marido brabo em casa,
Todo o povo a me cobrar,
Ao redor de minha casa
Resolveram acampar!
BETÂNIA:
Tão tirando a minha pose
De estrela e de rainha
Até a pele acabou-se
Parece que é uma tinha
Ninguém mais me obedece
Armaria, Mainha!
ROSALBA:
O dinheiro ta guardado
Mas eu digo que não tem
Só para gastar na copa
No próximo ano que vem
E para comprar político
Pois é eleição também.
BETÂNIA:
Então o jeito é levar
Muito nome e apelido
Porque Mainha só deixa
Fazer tudo consentido
Armaria, Mainha,
Também esse seu marido!
ROSALBA:
Fique calada, cabrita,
Você não quer o poder?
Pois trate de ameaçar
Mesmo sabendo que
Não pode fazer mais nada...
Não sei o que vou fazer!
Chico Morais.
Natal, agosto de 2013.
BETÂNEA:
Armaria, Mainha
Eu tô tão preocupada
Ameacei professor
Mas tudo não deu em nada
E a grande maioria
Continuou foi parada!
ROSALBA:
Cale a boca, minha fia!
Preocupada tô eu,
Tem um tal FORA ROSALBA
Movimento que cresceu
Pedindo pra eu sair
Agora a coisa fedeu!
BETÂNIA:
Mainha, s´eu te falar!
Pois até o Tribunal
Disse nessa quarta-feira
Que essa greve é legal
Eu já fiz tanta ameaça
Que já to passando mal.
ROSALBA:
Armaria, Betinha,
Eu tô de não agüentar,
Um marido brabo em casa,
Todo o povo a me cobrar,
Ao redor de minha casa
Resolveram acampar!
BETÂNIA:
Tão tirando a minha pose
De estrela e de rainha
Até a pele acabou-se
Parece que é uma tinha
Ninguém mais me obedece
Armaria, Mainha!
ROSALBA:
O dinheiro ta guardado
Mas eu digo que não tem
Só para gastar na copa
No próximo ano que vem
E para comprar político
Pois é eleição também.
BETÂNIA:
Então o jeito é levar
Muito nome e apelido
Porque Mainha só deixa
Fazer tudo consentido
Armaria, Mainha,
Também esse seu marido!
ROSALBA:
Fique calada, cabrita,
Você não quer o poder?
Pois trate de ameaçar
Mesmo sabendo que
Não pode fazer mais nada...
Não sei o que vou fazer!
Chico Morais.
Natal, agosto de 2013.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Reflexões docentes...
"A natureza formadora da docência, que não poderia reduzir-se a puro processo técnico e mecânico de transferir conhecimentos, enfatiza a exigência ético-democrática do respeito ao pensamento, aos gostos, aos receios, aos desejos, à curiosidade dos educandos.
Respeito, contudo, que não pode eximir o educador, enquanto autoridade, de exercer o direito de ter o dever de estabelecer limites, de propor tarefas, de cobrar a execução das mesmas.
Limites sem os quais as liberdades correm o risco de perder-se em licenciosidade, da mesma forma como, sem limites, a autoridade se extravia e vira autoritarismo."
Respeito, contudo, que não pode eximir o educador, enquanto autoridade, de exercer o direito de ter o dever de estabelecer limites, de propor tarefas, de cobrar a execução das mesmas.
Limites sem os quais as liberdades correm o risco de perder-se em licenciosidade, da mesma forma como, sem limites, a autoridade se extravia e vira autoritarismo."
Paulo Freire- Política e Educação


sábado, 17 de agosto de 2013
Por que fazer greve?
O que diz a governadora:

Como está nossa educação (não só ela!):

Por isso...

Por uma Educação de qualidade! O RN precisa, O RN merece!

Como está nossa educação (não só ela!):

Por isso...

Por uma Educação de qualidade! O RN precisa, O RN merece!
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
Feliz Dia dos Solteiros!
Para quem acha bom estar solteiro/solteira:

Mas há quem esteja se recuperando. Então:

Quem quer mudar esta situação:

Apenas tenha cuidado, pois

Carpe diem!

Mas há quem esteja se recuperando. Então:

Quem quer mudar esta situação:

Apenas tenha cuidado, pois

Carpe diem!
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Oportunidade!
Continuam abertas inscrições para curso técnico do
O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu seleção para o Curso de Formação Técnica em Tecnologia, para o ingresso em 2014, a ser realizado nos polos de Natal, Mossoró, Caicó (CERES) e Angicos (UFERSA). As inscrições, abertas no dia 5 de agosto, prosseguem até 3 de setembro, e podem ser feitas pelo site do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE).
Em Natal, serão oferecidos os cursos de Informática para a Internet, Redes de Computadores, Eletrônica e Automação Industrial; em Caicó e Angicos, Informática para a Internet; e em Mossoró, são ofertados Informática para Internet, Rede de Computadores e Eletrônica.
São disponibilizadas 2.400 vagas e desse total, 70% serão para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, das quais 50% serão preenchidas por estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e por uma proporção mínima igual a de autodeclarados como pretos, pardos e indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para participar, o candidato deve estar matriculado ou ter concluído o Ensino Médio e se encaixar em duas faixas etárias, que vão de 15 a 20 anos ou a partir de 21 anos. A validação do cadastro poderá ser consultada a partir de 11 de setembro, e os locais de provas serão disponibilizados em 18 de setembro, também na página do Núcleo.
As provas serão aplicadas em 22 de setembro, com uma duração de três horas e trinta minutos e o acesso ao local deverá ser feito das 7h20 às 8h. O teste terá um total de 40 questões de múltipla escolha sobre Criatividade e Inovação; Comunicação e Colaboração; Pesquisa e Gerenciamento de Informações; Pensamento Crítico, Resolução de Problemas e Tomada de Decisões; e Conceitos e Procedimentos em Tecnologia.
Para conferir o edital, basta acessar a página da COMPERVE:
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Mais uma vez! Até quando?
Trabalhadores em educação da rede estadual deflagraram greve por tempo indeterminado

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (12), em Natal, os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A assembleia aprovou o indicativo que tinha sido deliberado na semana passada.
LEIA MAIS: http://sintern.org.br/ noticias/visualizar/2434

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (12), em Natal, os trabalhadores em educação da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A assembleia aprovou o indicativo que tinha sido deliberado na semana passada.
LEIA MAIS: http://sintern.org.br/

domingo, 11 de agosto de 2013
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Vamos fazer do Brasil um país de leitores?
Uma pesquisa realizada pelo IBGE em quatro estados (Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco) e mais o Distrito Federal mostrou que o brasileiro lê em média apenas seis minutos por dia. Outra constatação foi que 62% dos entrevistados fazem mais de uma coisa ao mesmo tempo.
E aí gente, vamos mudar isso?
Fonte: O Globo

E aí gente, vamos mudar isso?
Fonte: O Globo

quinta-feira, 8 de agosto de 2013
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
domingo, 4 de agosto de 2013
terça-feira, 30 de julho de 2013
Analfabetismo funcional
"(...) O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos. Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia."
Matéria interessante.
"Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia."
Leia! No site:
http://www.cartacapital.com.br/revista/758/analfabetismo-funcional-6202.html
sábado, 27 de julho de 2013
sexta-feira, 26 de julho de 2013
E as férias acabaram...

Só para descontrair! Porque estou com saudades e cheia de ideias para colocarmos em prática neste segundo semestre.
E lá vamos nós! Em frente e avante!
Xerim.
quinta-feira, 25 de julho de 2013
Parabéns, escritores!

Hoje celebramos o Dia do Escritor!
Um bom escritor começa cedo!
Veja 8 dicas para estimular seu filho a escrever:
http://abr.io/8-escritor
Um bom escritor começa cedo!
Veja 8 dicas para estimular seu filho a escrever:
http://abr.io/8-escritor
Assinar:
Postagens (Atom)