terça-feira, 22 de outubro de 2013

Temas que podem cair na prova e na redação do ENEM

Assuntos que podem aparecer nas provas do ENEM
Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões de Ciências, Matemática ou Português. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e eventos internacionais e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.
Os alunos devem lembrar que na redação precisam defender uma ideia e apresentar seus argumentos.
Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões  do Enem 2013 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.

Sustentabilidade, aquecimento global e catástrofes naturais
Os temas principais devem cobrir: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Correlação ou não entre o aquecimento global, as catástrofes naturais e a responsabilidades dos indivíduos, empresas e governos no aquecimento. Resíduos sólidos, poluição, queimadas...

Crise econômica mundial
A crise na zona do euro e nos EUA parece dar sinais de estar perto do fim, mas essa crise financeira sem precedentes ainda provoca efeitos graves, principalmente na área do emprego. A Alemanha parece não ser muito afetada. Por quê? Os gregos e espanhóis acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Quais são e foram as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.

Eleições, Política, Partidos e Governo
Ano eleitoral em 2014. Movimentos nas ruas podem aparecer em algumas questões, mas como ocorreram no final de junho, talvez não tenha dado tempo de aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.

Tecnologia e mudanças na sociedade
Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Teletrabalho. Redes sociais. Monitoramento e espionagem. Exames médicos. Ensino a Distância. Comunicações.

Brasil como sede de grandes eventos esportivos
A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.

Educação, Saúde e Segurança
São os temas que mais incomodam os cidadãos no dia-a-dia. Investimentos (ou falta de ) em Educação e Saúde. Índices crescentes e/ou decrescentes de criminalidade. Maioridade penal. Aumento de escolaridade. Analfabetismo funcional. Qualidade do ensino. Papel das escolas e professores. Índices de mortalidade. Formação de médicos. Vacinas, doenças contagiosas, prevenção. 

Por Paulo Milet | Eschola.com – 15/10/2013 12:07:00

Educação e Leitura na CIENTEC - LER TAMBÉM É UM ESPORTE

BCZM na CIENTEC – Visite nosso Estande


A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) estará presente durante a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro de 2013, com o tema “Ler também é um esporte”. 
Com estande situado no Pavilhão da Educação, a BCZM trará uma programação voltada para os adeptos à leitura e ao conhecimento. 
Visite o nosso estande, conheça os nossos projetos e serviços, participe da nossa programação e concorra a brindes! 
Direção da BCZM 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

É amanhã!!! Não percam!!! CIENTEC 2013

CIENTEC 2013 acontece nesta terça-feira com diversas atrações

Será iniciada nesta terça-feira, 22, a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo tema central é “Educação e Esporte”. Para a solenidade de abertura, foi convidado o grupo de extensão artístico Madrigal, que se apresenta às 8h30 no auditório da Reitoria. Em seguida, às 9h15, a professora Maria Eliete Santiago, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), profere palestra sobre o tema “Educação, Esporte e Desenvolvimento Social”.

A CIENTEC é a maior exposição acadêmica do estado e, a cada ano, o número de visitantes e de trabalhos expostos aumenta. Nesta 19ª edição, a CIENTEC conta com 500 estandes, exposição de 1.300 banners e apresentação de mais de 300 projetos para um público estimado de mais de 50 mil visitantes durante os 5 dias do evento.

Entre as atrações da Semana, estão a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), CIENTEC Cultural, com uma rica programação de arte e cultura, UFRN na Copa, Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Semana de Matemática, Semana de Engenharia Química, além de outros simpósios e seminários. Além disso, a CIENTEC reune centenas de trabalhos de alunos e professores da UFRN em oficinas e cursos, entre elas, os Jogos Teatrais na Escola, a Introdução ao Design Gráfico e a Língua de Sinais, que acontecem no Departamento de Artes (DEART).

O visitante também pode conferir exposições do Tribunal de Justiça do RN, da Aeronáutica, da Marinha, do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, assim como os tradicionais estandes da Agência de Fotojornalismo Experimental (FOTEC) e da Rádio Sonora Experimental.

No dia 22, às 18h15, acontece a abertura da CIENTEC Cultural,no Anfiteatro da Praça Civica, com a palestra “50 anos da Turma da Mônica”, apresentada pelo cartunista Mauricio de Sousa, e com a apresentação da cantora paulista Tiê.

A grande novidade deste ano é o Encontro dos Ex-Trilheiros, quando os alunos que participaram do Programa de Extensão Trilhas Potiguares em suas edições anteriores e hoje estão formados vão compartilhar com os demais suas experiências enquanto trilheiro e profissional inserido no mercado de trabalho. O encontro acontece na quarta-feira, 23, às 18h.

Para conferir a programação geral da CIENTEC, basta entrar no site www.cientec.com.br.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CIENTEC recebe III FLiQ Natal com participação de Maurício de Sousa

A 3ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos  (FLIQ)  de Natal traz para a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a proposta de democratizar a leitura e o acesso aos livros. O evento  será  realizado entre os dias 22 e 25 de outubro.
 
Com a parceria da Oficina da Notícia, a  FLiQ reúne literatura e quadrinhos como instrumentos de formação cultural. Segundo o diretor da Oficina da Notícia, Osnir Damasio, a FLIQ apresenta uma  programação bem diversificada. 

“A nossa expectativa é de reunir mais de 80 mil pessoas. Estamos  com mais de 20 atividades, desde as oficinas temáticas, lançamentos de livros, até os encontros com os escritores locais e nacionais. Entre os convidados da FLiQ podemos destacar também o José Castello, Mário Bortolotto, Mike Deodato, Vicente Serejo, Carlos Fialho,  Milena Azevedo, Brum, Cellina Muniz e  Lívio Oliveira. ”, explicou Osnir.  

A abertura oficial do evento será realizada com um bate papo de MaurÍcio de Sousa, na noite do dia 22, terça-feira, na Praça Cívica do Campus, quando o ilustrador conversará sobre “Os 50 anos da Turma da Mônica”. Um símbolo dos quadrinhos no Brasil, MaurÍcio é uma referência mundial também no ramo da reprodução dos seus personagens em bonecos e outros produtos.

A roteirista da Turma da Mônica Jovem, Petra Leão é outra convidada da FLiQ Natal. Durante o evento, ela participa no dia 24, do bate papo sobre “A Turma da Mônica Jovem”, e na sexta-feira, 25,  de uma palestra sobre cosplayers. 

A FLiQ está organizando uma oficina de “Produção de Fanzines”, no dia 22,  coordenada pela professora da UFRN, Cellina Muniz, e outra de “Produção de Tirinhas”, no dia 23,  a cargo de Brum, chargista da Tribuna do Norte.

As oficinas são indicadas para jovens a partir dos 14 anos e que já tenham algum conhecimento na área de quadrinhos e fanzine. As oficinas estão com vagas limitadas e quem quiser se inscrever deve enviar e-mail para bethania@oficinadanoticia.com.br, indicando qual a oficina que quer participar e o nome completo.

CIENTEC Cultural integra conhecimentos e produção artística da UFRN

Com o tema “Arte e Qualidade de Vida”, a CIENTEC Cultural tem como propósito evidenciar a produção de conhecimento artístico-cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em diálogo com saberes e expressões culturais advindas da sociedade civil norte-rio-grandense, brasileira e internacional. O evento faz parte da programação da XIX Semana de Ciência, Cultura e Tecnologia (CIENTEC) da UFRN, que acontece de 22 a 25 de outubro.

As ações estruturantes programadas  para a CIENTEC Cultural serão coordenadas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e, segundo a diretora do setor, Teodora Alves, os espaços serão montados na Praça Cívica do Campus e nas áreas adjacentes  para receber as ações de diversos grupos da Instituição que atuam no campo artístico.

O Palco das Artes terá, todas as noites, no Anfiteatro da Praça Cívica do Campus, apresentações artísticas que incluem música, dança e teatro. A abertura acontece na terça-feira, 22, às 19h, com a palestra do cartunista Mauricio de Souza, falando sobre os 50 Anos da Turma da Mônica e, em seguida, tem o show da cantora paulista Tiê.

Neste mesmo dia, a Mostra de Dança ocorrerá no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e incluirá performances de grupos da UFRN, além dos demais inscritos na CIENTEC Cultural. O Grupo Comédia Potiguar também participará da abertura, às 18h, com apresentações de stand-up comedy.

Já a Mostra de Corais e Música de Câmara acontece na Capela do Campus. Como novidade, será montada ainda a Vila da Cultura, próxima à Capela, que  receberá exposições de arte popular e de grupos de projetos de extensão da UFRN.

Farão parte das atrações da CIENTEC Cultural três projetos de extensão da UFRN, como o Polo DEART, um espaço de encontro e divulgação de ações produzidas no contexto dos cursos de Artes da UFRN (Teatro, Dança, Design e Artes Visuais), o qual terá como uma das atividades a Oficina de Teatro do Oprimido, também presente no Programa de Extensão Trilhas Potiguares.

O Circuito Cultural Universitário UneVersos da Arte, outra extensão,  promoverá o encontro entre estudantes de escolas públicas do estado e grupos artísticos da UFRN por meio de oficinas, rodas de conversas e apresentações artísticas.

Já o SigaArte na UFRN estará à frente da divulgação de todas as ações culturais da Semana e promoverá peças do tipo esquete, isto é, pequenas encenações teatrais, além de células coreográficas, intervenções com poesias e literatura, Luau no Campus, exposições de acervos da UFRN, práticas de danças circulares, tai chi chuan e yoga. A programação completa da CIENTEC Cultural se encontra no site do NAC: http://nac.ufrn.br/nac/.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Participem II

Biblioteca Central expõe projetos de incentivo à leitura durante a CIENTEC
Durante a XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que será realizada de 22 a 26 deste mês, a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) estará com o estande “Ler também é um esporte”, com programação voltada para os adeptos da leitura e conhecimentos de todas as idades.

Dentre as atividades programadas para o local, destacam-se os projetos: Literatura na BCZM, Biblioteca itinerante para troca de livros, Conservação e pequenos reparos em livros, Xadrez na biblioteca universitária, Cordel cantado e Doação de acervo.

Segundo a organização, o projeto “Conservação e pequenos reparos em livros” funcionará no turno matutino e o projeto “Doação de acervo”, no turno vespertino. As demais atividades estarão disponíveis das 8h às 21h, todos os dias do evento.

O estande da Biblioteca estará situado no Pavilhão da Educação, na Praça Cívica do Campus.  Mais informações sobre os projetos no site www.bczm.ufrn.br ou pelo telefone 3215-3843.

Participem!!!